segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

515 - SEU ACELINO




A série televisiva Chaves, entre os seus divertidos personagens, consagrou a figura de seu Barriga, senhorio e cobrador de aluguel.  Mas não só na fictícia vila mexicana surgiram originais e marcantes locadores. 

Durante a segunda metade do século passado, Acelino Leandro disputou e exerceu cargos de relevo na política varzealegrense. Comerciante por várias décadas, também escreveu uma importante obra para o entendimento da origem das famílias de Várzea  Alegre.

Na pequena cidade do sertão cearense, Acelino possuiu vários imóveis, entre os quais um onde funcionava um bar alugado a Zé Batista Dantas, localizado próximo ao mercado velho. O aluguel vencia sempre no dia 30 de cada mês.

Todos os dias, no fim da tarde, vestindo a engomada e abotoada camisa de mangas compridas, o vaidoso Acelino passava  em frente ao imóvel. Da calçada, com seu característico vozeirão, cumprimentava o inquilino:

- Boa!!!!!

A medida que se aproximava a data do vencimento da locação, o cumprimento aumentava de tamanho e de tom:

- Boaaaaaa!!!!!

No dia do vencimento, a saudação do conhecido senhorio se tornava ainda mais forte:

- Boaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!


Colaboração: Geovani da Costa
(imagem Google)

3 comentários:

  1. Lembro bem da figura do senhor Acelino Leandro.Alto e robusto, usava um sapato vulcabrás e camisas mangas longas.Um vozeirão que quando falava, chega estrondava.


    Antonio Costa

    ResponderExcluir
  2. Flávio:está chegando o novo ano 2012 para todos desejo mais alegria,agora para todos digo:
    Booooooooooooooooooooooooooooooooooooooooa.

    ResponderExcluir
  3. E o rastro de perfume que ficava quando ele passava. Só perfume do bom!

    ResponderExcluir