terça-feira, 19 de março de 2013

733 - O FURTO DO SANTO





O dia de São José amanheceu com notícias alvissareiras, boas chuvas caindo no solo seco do Ceará, especialmente na minha querida cidade natal, Várzea Alegre, onde a falta d’água já maltratava bastante os agricultores e pecuaristas do sertão.

As precipitações de hoje possuem um significado especial porque ocorrem justamente no dia do padroeiro do Ceará.  O sertanejo apela para sua forte religiosidade e para crendice popular na busca desesperada por atrair chuva para o sofrido semiárido nordestino. 

Desconfio que se repetiu o ocorrido em 1968, nas Guaribas, zona rural de Várzea Alegre, quando furtaram uma imagem de São José da casa de José Frutuoso de Oliveira, conhecido como Pedro Frutuoso. O santo ficou escondido em um sítio vizinho, chamado Caldeirão.

Furtar a imagem e guardá-la em lugar seguro até o fim da colheita, quando festivamente o santo é devolvido ao seu legítimo dono, reforça a esperança do agricultor de que São José não vai abandoná-lo, garantindo a chuva que trará fartura para a mesa do sertanejo.

Viva São José!


Colaboração: Elias Frutuoso
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário