terça-feira, 7 de dezembro de 2010

283 - GATO NAMORADOR



           Na década de setenta, quando deixou  a pequena Várzea Alegre e foi morar em Fortaleza, minha avô Maria Amélia acolheu vários parentes e amigos que buscavam a capital cearense para estudar e trabalhar. Além dos filhos à época solteiros - Paulo Danúbio, Paula Gorete, Maria Zélia, Francisco das Chagas(Chico Nenê) e Antônio Ulisses - pela hospitaleira casa da minha avó passaram Zé Helder, Moacir, Costa Neto, Romélia, Rosélia e muitos outros. Circulavam tantos rapazes e moças que o local mais parecia um pensionato.

        Como todo lugar dominado por jovens, na casa da Avenida Expedicionários acontecia de tudo. Nessa época, Paulo Danúbio, com todo o vigor da mocidade, se engraçou por uma nova funcionária da residência. Certa madrugada, deixou o quarto destinado aos rapazes e foi visitar o cômodo onde dormiam as empregadas da residência, inclusive a mais velha e antiga delas, Tonha. Com cuidado, tateando no escuro, Paulo passou por baixo da rede de Tonha para alcançar a barulhenta cama de campanha onde aguardava a bela e jovem funcionária.

         Com os ruídos e gemidos provocados pelo entusiasmado encontro, a moça velha Tonha acordou e resmungou:

        - Oxente, que barulho é esse ? Quem taí?

       Antes de sair às pressas do quarto, ainda ofegante,  Paulo imitou um pequeno felino e disse:

       - Miauuuuuuuu, é um gatin.

        No dia seguinte, logo cedo, Tonha e a jovem empregada preparavam o saboroso café da manhã quando apareceu na cozinha a querida dona da casa e sentou à mesa  com os filhos Paulo Danúbio, Maria Zélia e Paula Gorete. Ansiosa para contar o ocorrido em seu quarto, a fiel empregada Tonha, com mistura de ingenuidade e malícia, coando o café,  perguntou à patroa:

        - Dona Maramélia, gato fala?


Colaboração: Rosiana de Carvalho Costa

(imagem Google)

3 comentários:

  1. é essa é boa adorei vai pro meu blog abraços

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Num "aperrei" desses, um gato de duas patas é capaz de TUDO !!! kkkkkkk
    Beijos de saudades e carinho, Paulo.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkk...Muito espirituoso esse gato!

    ResponderExcluir