sábado, 11 de dezembro de 2010

286 - O FERREIRO E DONA MIRTES




          Francisco Basil de Oliveira, o ferreiro Chico Basil, possui uma impressionante capacidade para contar histórias.  Em Várzea Alegre, nos lugares que frequenta - praças, calçadas ou bares - sempre há um grupo de amigos interessado em ouvir suas bem-humoradas conversas. Nas narrativas, o perspicaz ferreiro, com humor inteligente, realça as características de seus personagens.

          Chico Basil conta que no final da década de setenta, em uma tarde de sexta-feira, no início da Rua Coronel Pimpim, caminhava pela calçada quando foi abordado por Francisca Mirtes Bitu Lemos. Com muito jeito e delicadeza, dona Mirtes pediu ajuda ao ferreiro para destravar a torneira do registro geral da água de sua casa.

          Interessado em ganhar uns trocados e gastá-los com várias doses de cachaça na vizinha bodega de Maria Araripe, Chico logo se dispôs a resolver o problema da residência do doutor Manoel Gonçalves de Lemos. Com força, o ferreiro tentou girar o registro, mas não conseguiu destravar a enferrujada torneira.

          Ansioso por reforçar o orçamento do fim de semana, Chico foi a sua casa, onde moldava e manipulava metais, e trouxe uma pequena barra de ferro. Dessa vez, sem precisar despender muita força, usando o pequeno pedaço de ferro como apoio, Chico finalmente destravou o registro e jorrou água nas torneiras da casa.

         Cumprida a missão, Chico Basil se aproximou da simpática dona Mirtes, aguardando receber o pagamento pelo serviço. A dona da casa, com sorriso no rosto, agradeceu bastante ao ferreiro, dizendo:

         - Seu Francisco, muito obrigado. Por isso eu e Gonçalves gostamos tanto do senhor.

        Triste por não haver recebido nenhuma quantia, Chico Basil saía cabisbaixo quando se reanimou ao ouvir o novo chamado de Dona Mirtes:

        - Seu Francisco, Seu Francisco, eu ia me esquecendo. O senhor se incomoda de deixar esse ferrin aqui? Vai que o registro trave de novo...


(imagem Google)

5 comentários:

  1. Flavim, o "Pedra" é sem dúvidas, o melhor medicamento contra a tristeza....
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Flávio,

    Realmente, ganhar dinheiro naquele quarteirão não era fácil, pois ainda tinha seu Dirceu na vizinhança.

    ResponderExcluir
  3. Sabe de uma coisa Klébia, a gente devia era sugerir o Pedra como remédio pra depressão, mau humor, porque é tiro e queda!

    ResponderExcluir
  4. EU CONCORDO PLENAMENTE COMO REMEDIO PRA DEPRESSÃO .GOSTO MUITO DAS ESTORIAS E MUITA SAUDADES DOS PERSONAGENS

    ResponderExcluir
  5. Estou completamente viciada em ler as estorias de sua familia FLAVIM E OS VARZEALEGRENSES .ESTE BLOG FAZ RIR BASTANTE.Era tão bom todos dias com sem falta...mas,tem os compromissos

    ResponderExcluir