sexta-feira, 30 de março de 2012

579 - METÁFORA CEARENSE




Apesar das dificuldades decorrentes do clima com chuvas irregulares, os cearenses do sertão não perdem o afiado senso de humor. Ali, todos os dias e em qualquer situação do cotidiano, são criadas cômicas histórias e inusitadas expressões. Não é por acaso que daquelas frutíferas terras secas surgiram humoristas do quilate de Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante.

Certo dia, em Várzea Alegre, eu conversava com amigos na antiga Praça dos Motoristas, quando ali surgiu um desconhecido rapaz, com estranhos trejeitos. Quando o afeminado jovem passou, um dos taxistas comentou:

- Esse cabaronca na quarta.

Desconhecendo a expressão, perguntei:

- Como assim ? Não entendi...

O velho motorista, sentado no banco da praça, como se estivesse na direção de um veículo, explicou:

- Você já reparou um carro véi, com motor avariado? Quando passa a quarta marcha em vez de seguir, o carro faz é roncar e sai pulano...

E quando eu imaginava que findara as descrições, o experiente chofer de praça, sem compromisso com o políticamente correto, continuou com suas conceituações metafóricas:

- Hômi, ele é baitola. Acha bom sentar em cadeira ocupada.


(imagem Google)

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkk,essa foi boa,essa praça dos motoristas tambem tem muitas historias ilárias.valeu flavim por mais essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirceuzin, essa Praça é uma verdadeira universidade....srsrsss

      Excluir