terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

714 - PASSEIO DE SEU NENÊ





Eu me criei em Várzea Alegre em uma pequena e estreita rua, chamada oficialmente de São Raimundo, mas conhecida por Beco da Liberdade. Trata-se de mais um dos contrastes da aprazível cidade cearense, pois por muitos anos aquela viela foi o principal acesso para a antiga cadeia pública.


O coletor de impostos aposentado Edmundo Evangelista, conhecido como Nenê Marinheiro, com sua numerosa e simpática família, viveu por muitos anos ao lado da nossa casa.


Na década de setenta, Seu Nenê, com idade avançada, sempre pedia para visitar o Sereno, seu antigo terreno rural. Como nem sempre era possível levá-lo, as filhas davam voltas com o velho pai, rodeando o quarteirão, como se fossem para o sítio. 


Em um fim de tarde, Seu Nenê, caminhando com dificuldade, fazia um desses passeios fictícios quando encontrou meu pai voltando para casa após um dia de intenso trabalho. Ao vê-lo, o idoso, sofrendo com a senilidade, comentou com a filha Fátima Holanda, que o acompanhava:


- Oia Luiz Silvino como é meu amigo. É meu vizinho na rua* e também tem casa aqui no Sereno...




* Em várzea alegre, rua também pode significar a sede do município.


(imagem Google)

Um comentário:

  1. Eu também me criei neste beco. Hoje moro longe dele. Sempre entro no seu blog e leio seus causos descontraídos.

    ResponderExcluir