quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

289 - FEIJOADA PAGÃ





          Embora a feijoada seja um prato tipicamente brasileiro, apreciado em todas as regiões do país, sua origem encontra divergências entre os historiadores. A corrente defensora de que a iguaria surgiu nas senzalas explica que os escravos aproveitaram as partes do porco não utilizadas pelas cozinheiras da casa grande para temperar o feijão preto.

        Em uma pequena cidade do interior nordestino, na década de noventa, logo após a cerimônia de batizado, o pai e padrinho da criança resolveram organizar uma feijoada para familiares e amigos. Os compadres, colegas de trabalho, dividiram as responsabilidades. Um se obrigou a comprar o feijão preto e o outro a conseguir os ingredientes.

        Ao chegar a sua casa, o pai da criança batizada logo providenciou o feijão e o colocou para cozinhar numa grande panela. Pouco depois os convidados começaram a chegar sem que aparecesse o combinado tempero da feijoada. Até que de repente, bastante suado, surgiu o compadre trazendo na cabeça um grande aparelho de som e duas caixas. Ofegante, foi logo dizendo ao dono da casa:

        - Pronto, cumpade, é só ligar. Taqui o grediente que prometi.

       Decepcionado, o pai da criança recém batizada retrucou:

        - Mas cumpade, tu é muito atroiado. Tu pensa que grediente é só marca de som é? 3 em 1 potente eu também tenho. Era pra tu trazer o grediente da feiojada, homi.



Colaboração: Rommel Oliveira

(imagem Google)

2 comentários:

  1. Flavinho:olha eu aqui de novo,muito bom um forró
    depois de uma feijoada,deve ser uma alegria!
    Flavinho,um grande abraço econtinui contando estes
    causos.vejo todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ah! Meu Deus!! Uma feijoada dágua no sal...... kkkkkkk Mas intenção do "cumpade" valeu, tadim!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir