terça-feira, 25 de janeiro de 2011

316 - DO AMAZONAS AO VELHO CHICO

Em recente e divertida viagem pelo nordeste brasileiro passamos por especiais lugares do nosso país. Com esposa, filhas, mãe e sobrinho navegamos pelos imponentes cânions do Rio São Francisco e visitamos umas das importantes usinas hidrelétricas de Paulo Afonso.

Em seguida, após cruzar de carro o peculiar sertão nordestino, em especial a região do Raso da Catarina, terreiro predileto do cangaceiro Lampião, fomos ao belo litoral norte baiano. Na bem frequentada Praia do Forte, conhecemos o interessante projeto Tamar, de proteção às tartarugas.

Em Salvador, depois de uma visita ao Pelourinho, com a criançada já reclamando de fome, buscamos na Cidade Baixa um restaurante para almoçar. Como pouco conhecia a histórica capital baiana, saí em busca aleatória de um self service para acalmar o estômago dos turistas.

Ao avistar a primeira placa fui logo entrando com o carro. No estacionamento percebi que se tratava de um estabelecimento diferenciado, de muito luxo. Não deu mais pra recuar, as crianças correram e sentaram-se à mesa que nos foi indicada, com vista para a belíssima Baía de Todos os Santos. Estávamos no Amado, um dos mais premiados restaurantes de Salvador.

Depois de provar diferentes pratos e receber a conta, indaguei ao garçom sobre o delicioso mas tão caro peixe servido no almoço. Com a informação do chef, o simpático garçom voltou dizendo que o pescado vinha das bandas do Pará.

Na verdade, ainda deslumbrados com o luxuoso ambiente, descobrimos que saímos do extremo norte do Brasil para nos deliciar com uma apetitosa pescada amarela originária da piscosa costa do nosso rico Amapá.

(imagem Google)

1. hauhauahuha
    Fato parecido também me aconteceu!

2. Flávio, parabéns pelo blog. divertido, sagaz e com aquela pitada de sabedoria popular, sem falar nas sensacionais esquisitices de nossa Várzea Alegre.
    abração
    George Cândido Rolim

3. Fatima Andrade Bezerra26 de janeiro de 2011 às 08:21

Flávio..vc realmente tem mtas histórias, apesar de ser essa pessoa culta, intelectual, bem sucedido em sua profissão, uma autoridade..não perde a sua originalidade, esse jeito de ser q lhe é peculia, e a todos cativa. Temos mta admiração por vc. Só um pedidinho em nome de mtos: Vem comandar a nossa cidade..rsrsrs.

4. kkkkkkk...inda bem que o tempero baiano é bom...dá próxima é melhor ser mais atento... essa foi boa. Abraços.