sábado, 30 de abril de 2011

377 - O DESENCONTRO



        A riqueza da língua portuguesa permite sua adaptação às novas tecnologias e também incorporar outras expressões populares. Assim surgem palavras e expressões, mas infelizmente outras desaparecem ou raramente voltamos a ouvi-las.


       Em Várzea Alegre, sertão cearense, por muitos anos Antônio Ulisses trabalhou como secretário e motorista particular do seu avô materno, o usineiro de algodão Dirceu de Carvalho Pimpim. Por sua atenção, compromisso e paciência o jovem neto logo adquiriu a confiança do Coronel Dirceu.


       O usineiro controlava com rigor os seus variados negócios na região caririense. Bastava um pequeno atraso no pagamento e cumpria a Antônio Ulisses a complicada missão de cobrar os devedores do Coronel. Na década de setenta, todo sábado, dia de feira, quando os moradores da zona rural faziam suas vendas e compras na sede do município, cabia ao secretário procurar os inadimplentes pela cidade .


        Antônio Ulisses saía pela cidade, entrava no mercado velho, passava pelos bares e bodegas, encontrava e conversava com os devedores mas não transmitia os antipáticos recados de cobrança. Entendia as dificuldades dos agricultores e sabia que logo que possível honrariam seus compromissos.


       Depois de várias horas, quando o secretário voltava ao escritório da Rua dos Perus, o avô, de pouco estudo e expressões próprias do seu tempo, para saber se o neto encontrara os devedores, logo indagava:


      - E aí, Antônio Ulisses, deu cuns hômi?


Colaboração: Liduina Maria de Carvalho Primo

(imagem Google)

4 comentários:

  1. É isso que torna mais bela a nossa Língua Viva Portuguesa!
    Palavra vai, palavra vem!
    Nossa cultura é muito rica de certas expressões.
    Seu bisa, seus avós, meus pais tinham umam fala
    muito rica e expressões somente deles.

    ResponderExcluir
  2. Lembro como se fosse hoje a partida de Seu Dirceu para seu escritório. Achava interessante a convivência dos dois: " tão diferentes mas havia uma certa afinidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu já ouvi cada palavra por aqui...... kkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Flavio Varzea Alegre, prazer te encontrar amigo véio. Quero uma estoria de "Fantic e Gilnei"...rsrs
    Uma prosa das aulas de espanhol do Prof. Artur, la no doroteias...rs
    Meu endereço ai:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10592124940459675627
    meu email: pedrobastos1203@yahoo.com.br
    manda noticias.

    ResponderExcluir