quinta-feira, 19 de maio de 2011

389 - MARIA CAETANO


          O jogo do bicho, com números representando animais, foi inventado pelo barão de Drummond em 1892 para estimular as visitas ao jardim zoológico do Rio de Janeiro. A bolsa de apostas, mesmo ilegal, logo se espalhou pelo país e caiu no gosto do brasileiro.

          Em um fim tarde da década de setenta, em Várzea Alegre, no mês de maio, a cozinheira Maria Caetano participava da procissão em homenagem a Nossa Senhora, quando o cortejo passou pela antiga Rua Major Joaquim Alves.

        Ao chegar em frente ao estabelecimento onde funcionava a banca do jogo do bicho, a católica Maria Caetano, cantando o conhecido hino 13 de Maio, pôs a mão no bolso do vestido e, junto com o terço, retirou a pula* com sua aposta daquele dia. Baixinha, a velha senhora esticou o pescoço, mas não conseguiu conferir o resultado no quadro de avisos da banca do bicho.

         Sem perder o ritmo, Maria Caetano, dirigindo-se à amiga que seguia a sua frente, mudando a letra do hino, improvisou:

           - Você que é mais alta.

            Maió do que eu.

            Espie na banca.

            Que bicho que deu.

          A amiga de Maria Caetano, também viciada e profunda conhecedora do jogo de azar, observou o número "1" anotado no quadro afixado na parede do estabelecimento, e, também cantando, no ritmo do hino, respondeu:

         - Avé, Avé, Aaaveesstruz.

           Avé, Avé, Aaaavessstruz...



*Pula – folha de papel usada para anotação da aposta do jogo do bicho

Colaboração: Antônio Alves da Costa Neto

(imagem Google)

3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Êita nós !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Maria Caetana chegou na bodega de Sr Biitu na famosa esquina da RUA MAJOR JOAQUIM ALVES e comentou com meu velho pai: Seu Zé Bitu, eu só tenho 2 defeitos: fumo e bebo...e meu pai muito cheio de repente respondeu: " Para uma moça é defeito grande,"
    Fafá Bitu rs

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkkk,essa era viciada no jogo do bicho,nao esperou nem a procisao acabar pra ver se tinha ganhado alguma milhar kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir