sábado, 21 de maio de 2011

390 - A BOIADA DE ZÉ DE FREITAS




        O conhecido esporte da vaquejada surgiu inspirado na difícil lida dos vaqueiros no meio da espinhosa vegetação da caatinga nordestina. Usando o gibão, perneira, chapéu e outras indumentárias de couro, o destemido homem do sertão, montado a cavalo, alcança e imobiliza a rês sumida ou desgarrada do rebanho.

          Em Várzea Alegre, na metade do século passado, o agricultor Zé de Freitas do sítio Arapuá, conhecido por suas inacreditáveis histórias, contava o caso de umas reses suas sumidas na região dos Inhamuns. Contratou famosos vaqueiros para buscar os animais, mas todos voltavam sem realizar o serviço por conta da dificuldade para encontrar o pequeno rebanho.

        Certo dia surgiu mais um vaqueiro se oferecendo para trazer o gado. Zé de Freitas, já sem muitas esperanças, autorizou uma última tentativa de localizar os animais. Após alguns dias o corajoso vaqueiro voltou ao Arapuá e trouxe o gado sumido nas capoeiras da caatinga.

         Aos escutar os aboios* do vaqueiro, Zé de Freitas foi imediatamente ao curral verificar a situação do rebanho recuperado. Caminhando entre os animais e conferindo as reses, o agricultor perguntou:

         - E esse bichin pulano ali no canto?

        - Valha, seu Zé, agora que tou veno mió. Tangi esse animal inté aqui pensano que era um bezerro. – disse o suado vaqueiro ao descer do cavalo e se aproximar do assustado e arisco veado.



* aboio é o canto dos vaqueiros do sertão chamando a boiada para o curral

Colaboração: Gilson Primo

(imagem Google)

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkk,eita vaqueiro bom,consequiu ate tager um veado, e melhor, junto com a boiada .

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bom ou abestado??????

    ResponderExcluir