segunda-feira, 10 de setembro de 2012

649 - E OUTRAS COISAS MAIS




Segundo a enciclopédia livre Wikipédia, Et cetera (também et cætera - et cet·er·a neutro plural), de forma reduzida etc., é a expressão de origem latina que significa "e os restantes" ou "e outras coisas mais".

José Batista Rolim, comerciante e pecuarista de Várzea Alegre, sempre foi muito organizado. Anotava em um grosso caderno todas as despesas que realizava durante o mês. Não escapava do seu registro nem mesmo as mais comprometedoras despesas, como os gastos com bebidas e mulheres que sempre constavam nos lançamentos da segunda-feira.

Certa vez, no final do século passado, o comerciante viajou para Fortaleza, e, como sempre, sua dedicada esposa, Iaci, permaneceu na Casa Santa Inês cuidando do caixa da loja de tecidos. Precisando comprar alguns objetos para guarnecer a residência, Iaci fez uma retirada da gaveta da loja e registrou no velho caderno como etcéteras.

Ao retornar para Várzea Alegre, o experiente comerciante logo examinou o caderno de registros para verificar o movimento da sua loja no breve período de sua ausência. Na hora do almoço, em sua casa, sentado à mesa, perguntou à esposa:

- Iaci, pra que foi aquele dinheiro que você tirou da gaveta? No caderno só tem etc,etc,etc...

A devotada esposa, com ironia e sinceridade, respondeu imediatamente:

- Zé Rolim, se você me disser pra que é o dinheiro daqueles etcéteras que você anota toda segunda-feira, eu digo pra que foi os meus... 


Colaboração: Gilberto Rolim
(imagem Google)

Um comentário:

  1. Olá Falvin,
    Muito boa e verdadeira essa história. Parece que estamos vendo o sorriso dele...Obrigada! Se recordar é viver então,aqui,revivemos um pouco do grande homem que ele foi. Abraço, Glaucinha.

    ResponderExcluir