sábado, 15 de setembro de 2012

652 - AZAR NO JOGO, SORTE NO HUMOR (Pedra de Clarianã há dois anos)



          Outro dia, assisti a uma entrevista no programa do Jô Soares com o doutor Hermano Tavares, psiquiatra que trata de pessoas com compulsão pelos jogos de azar. Segundo o renomado especialista “a perda de controle sobre o jogo é gradual e é a principal característica do jogador compulsivo”.

         Nas conversas descontraídas de Várzea Alegre, sempre surge uma boa história envolvendo o bem humorado casal Raimundo Bitu (Padin) e Cotinha. E a interessante entrevista me fez lembrar um inusitado fato contado há algum tempo no bem visitado Blog do Sanharol*.

          Na segunda metade do século passado, Cotinha, em sua aprazível casa do sítio Sanharol, reclamou do esposo que acabava de chegar de uma demorada rodada de jogos de cartas:

         - Raimundo, você  muito viciado nesse carteado. Quando você morrer, no lugar das flor, vou mandar espaiar umas cartas de baralho no seu caixão.

          O espirituoso agricultor Raimundo Bitu, certamente ainda chateado com a pouca sorte no pif e paf, com seu característico rompante, suplicou:

         - Cotinha, escolha umas carta boa, uns melé, pra mode eu chegar já batido no céu.



* http://blogdosanharol.blogspot.com/

* Curinga (português brasileiro) ou joker (português europeu), também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos.(wikepédia)

(imagem Google)

4 comentários:

  1. Um caso bem contado. Entro nos blogs Sanharol, Memória varzealegrense e esse, O Pedra de Clarianã para aprender. Aqui encontramos originalidade, bom gosto e irreverência. Vou procurar entrar mais vezes aqui. Mas, prometo, não impinjar ninguém, de preferência entrar mudo e sair calado e se me inpinjarem eu digo: Nem escuto a zuada da mutuca!
    Dr. Flávio, parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.
      Venha sempre por aqui, Franscisco.
      Abraços...

      Excluir
  2. Flavim,Ri d+ com o texto e com a ilustração que elucida ainda mais o texto.Muito bom.Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece mesmo uma turma jogando lá no agradável sanharol...
      Abraços.

      Excluir