sábado, 3 de novembro de 2012

671 - QUEDA DO SÓTÃO



Antigamente era comum construir casas com um sótão, compartimento situado entre o forro e a armação do telhado. Em Várzea Alegre, além de guardar objetos velhos ou de pouco uso, o espaço também servia para estocar o arroz produzido nas terras férteis do vale do Riacho do Machado.

Em uma tarde da segunda metade do século passado, na pacata cidade cearense, o beco onde eu morava fugiu da tranquilidade costumeira e viveu um momento de incomum agitação.

Um desastrado vizinho subiu ao sótão da sua casa para apanhar meia quarta* de arroz. Ao descer com o cereal, pisou em falso e escorregou da escada que usara para alcançar o compartimento. Melhor seria se o pobre homem tivesse se estatelado no chão. Porém, em vez disso, sua queda foi interrompida no meio do caminho.

Todos correram até a sala da casa para ver a inusitada cena. Alguns tentavam ajudar o agoniado homem. Mas não foi fácil tirá-lo daquela sensível enrascada. O vizinho caiu tragicamente de bunda no pontiagudo armador de rede, e ali ficou, comicamente pendurado.


* quarta é uma medida de peso comum no interior cearense

(imagem Google)


Um comentário:

  1. Oh cidadezinha dinâmica essa Varzea Alegre! E que povo criativo! Ja sto começando a pensar seriamente em inclui-la no proximo roteiro de viagem... Por enqto, stamos entre Mcp e suas matas cheias de cobra (ontem na peq fazenda à beira do Araguari, meu marido voltou p ksa c uma jiboia enrolada na mão. Depois, soltou-a na mata). Segunda-feira, tinha uma jararaca no frechal do telhado da ksa! Emoções, emoções...Um abç

    ResponderExcluir