domingo, 11 de novembro de 2012

674 - CAMPOS DA VÁRZEA




Mesmo com a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol, todo dia surge notícia denunciando o atraso ou a suspeita de superfaturamento  nas obras dos estádios que sediarão os jogos.

A dificuldade do Brasil em concluir a estrutura para tão importantes eventos trouxe à memória os improvisados campos onde, na infância e adolescência, descalços, com bola vermelha da marca canarinho, eu e meus amigos jogávamos futebol em Várzea Alegre.

Qualquer rua tranquila, terreno sem utilização ou área abandonada se transformava facilmente em um espaço para a atividade esportiva dos garotos da pequena cidade cearense. Após uma rápida e superficial limpeza do local, com quatros pedras ou algumas forquilhas marcando as metas, o campo estava pronto para a atuação dos pequenos atletas.

Todos esperam que os estádios da copa também fiquem prontos nas datas planejadas e ali ocorram os jogos com muitos dribles, lençóis,  meia-luas (ou dribles da vaca). Pois nos campos de chão batido Várzea Alegre, essas jogadas eram comuns e os craques mirins chamavam-nas de pitus (ou traço), bãe de cuia e de'arrodei ..


(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário