terça-feira, 13 de novembro de 2012

675 - SOPRANDO NO FUTEBOL




       O futebol nunca foi privilégio dos moradores de centros urbanos ou de grandes cidades. Em todo os lugares do país, nas mais longínquas regiões, o popular esporte possui praticantes.

Um dos divertimentos preferidos dos agricultores de Várzea Alegre, sertão cearense, sempre foi jogar o chamado esporte bretão. Em meados do século passado as partidas de futebol ocorriam em campos improvisados, dentro das roças, onde os esforçados jogadores chutavam a costurada bola de couro, que possuía em seu interior uma câmara de ar feita da bexiga do boi.

Em uma dessas disputas, os agricultores dos sítios Roçado de Dentro e Açude Velho marcaram uma partida de futebol no campo da vizinha comunidade da Formiga. O vigoroso lavrador Antônio André, por sua conhecida força nos pulmões, foi chamado para soprar e encher a bola do jogo. Homem ligado ao Reisado, Penitentes e outras manifestações populares, acabou também escalado para participar  do evento daquela tarde de domingo.

Iniciada a partida, os jogadores saíram correndo atrás da bola em acirrada disputa. Já perto do fim do primeiro tempo, após muito correr pelo meio do campo, o  incansável agricultor Antônio André, demonstrando conhecimento limitado sobre as regras do jogo, abordou um outro atleta do seu time e perguntou:

- Cumpade Antonito, pra que lado mermo é que nós tamo botano?


Colaboração: Antônio Moraes
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário