terça-feira, 5 de abril de 2011

361 - "AMARRE O BOI NO PÉ DA CAJARANA"


         Exímios dançadores de forró animaram o pequeno salão do Recreio Social, concorrido espaço para eventos que funcionou por muitos anos atrás da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre. O lugar não mais sedia festas, mas marcou a vida e permanece no imaginário de várias gerações de varzealegrenses.

         Entre os frequentadores mais assíduos do Recreio se destacou o político, agricultor e poeta popular Wilson Firmino. Com suas parceiras, o disposto dançarino suava várias camisas girando por horas ao som de afinadas sanfonas de músicos como Chico de Amadeu e Pedro de Souza.

        Na década de oitenta, depois de um movimentado forró, Wilson, com sua forma especial de falar, usando linguagem e expressões típicas da vaquejada, comentou com os amigos:

        - Primo, onti no Recrei corri com uma pequena que pisava bem. Toda bem feita de coipo. Uma cintura tão fina que a calça ustop* dela tem uma foiga de dois dedo no cóis.


*marca de calça jeans muito usada na década de setenta.

(imagem Google)

8 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkk,wilson dança muito.eita muie bem feita.kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mar menino, Wilson ainda teve tempo de medir o cós da calça ustop dessa moça.... Um verdadeiro "alfaiate" pé de dança..kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Com esses causos, lembrei de uma de tio Vicente Vieira, pai do Padre Vieira. Foi o seguinte: No dia da ordenação de Padre Wilsom, filho do Padre Otávio, estavam os dois (pai/filho) no banquete. As garotas que serviam os convidados passavam e o sr. Vicente despensava. O filho perguntou?: papai, porque não se serve? Ele prontamente respondeu: "não sou camaleão para comer foia"....

    ResponderExcluir
  4. Flávio, desculpe a intromissão mais não pude deixar escapar a curiosidade de penetrar no seu Blog. Acho que falar de Várzea Alegre e de outros Estados está na nossa mira já que tem rajalegrense espalhado por esse mundão.Um boa noite e desculpe a entrada repentina.

    ResponderExcluir
  5. é fidera esse blog tb é nosso se vc tiver causo mande pra ele postar contado pela maneira dele

    ResponderExcluir
  6. Admiro a maneira como o nosso querido escritor, consegue desenvolver os causos.Só não me acostumo com a termologia usada para identificar o tempo,quando se refere ao passado.

    Um abração

    ResponderExcluir
  7. Ceiça, já fiz esta observação no que se refere a identificação de Flavim ao tempo passado.... Dá-me a sensação de ter passado muiiiiiiitoooos anos...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas também me deixa confortável em perceber que mesmo com todos esses anos, estou aqui, ainda com toda a capacidade de rir bastantes desses causos..
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Amei muito interessante as histórias de V. Alegre,
    dei bastante e gostosas gargalhadas e Fiquei fâ.

    ResponderExcluir