sábado, 9 de abril de 2011

363 - 147 DA SORTE (Pedra de Clarianã há dois anos)


         O modelo 147, produzido em Betim a partir de 1976, marcou a chegada da Fiat no Brasil. O controvertido veículo da montadora italiana, embora cheio de inovações para a época, construiu uma fama pouco recomendável. É raro encontrar alguém com saudade do seu Fiat 147.

         Era um final de tarde de sexta-feira, na movimentada Avenida Caxangá, em Recife, quando o engenheiro Irapuan Costa parou seu 147 em um semáforo. Puan, como conhecido, aguardava o sinal verde, momento em que foi surpreendido por um forte barulho de freio. Um Mercedes de luxo, após deslizar no asfalto, tocou levemente no pára-choque traseiro do seu Fiat. Pelo retrovisor, viu descer do carro uma mulher de meia idade, bem vestida, que, bastante nervosa, foi logo dizendo:

         - Querido, mil desculpas, eu vinha dirigindo preocupada com os meus negócios e mal percebi o sinal fechado, visse. Mas o senhor não sofrerá nenhum prejuízo, visse.

           A motorista abriu sua bolsa, retirou várias notas, e, sem sequer conferir, entregou a Irapuan. Ainda meio atordoado com a inesperada reação da madame, Irapuan guardou o dinheiro no bolso e foi ver as avarias em seu carro. O choque causara apenas um pequeno arranhão no pára-choque, que não resistiria a um simples polimento.

        O dinheiro chegou na hora certa. Não para conserto do velho carro, mas para remediar a liseira daquele final de mês. Puan comprou um jogo de pneus para o Fiat, quitou umas dívidas pendentes e ainda sobrou uma boa quantia para as cervejas do final de semana.

         Meu tio Antônio Ulisses contava que depois daquele dia, toda sexta-feira, Puan parava seu Fiat 147 no mesmo sinal da Avenida Caxangá e esperava ansiosamente uma milagrosa batidinha do Mercedes.


(imagem Google)

5 comentários:

  1. kkkkkk ow sorte grande do Puan..bem q eu gostaria me deparar com uma madame tão caridosa..hje mesmo kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Meu sonho de consumo era um 147 vermelho....kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkk,a uma batidinha dessa toda semana

    ResponderExcluir
  4. Imagine Puan na época estudante e voltando para casa em uma sexta feira de final de mês recebendo esse dinheiro para conserto do carro.Pense em uma alegria grande.rsrsrs!!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkk....ele não conhecia o velho ditado que diz: "um raio não cai duas vezes no mesmo lugar".Ah rapaz sortudo.Bjin

    ResponderExcluir