domingo, 1 de maio de 2011

378 - O TRABALHO DE 'PÉ VÉI'



        No Brasil e em vários outros países, o 1º de maio, dia do trabalho, é um feriado marcado por festas, manifestações e atos reivindicatórios. Mas, atualmente, com o enorme crescimento das empresas, o contato entre empregados e empregadores tornou-se muito mais raro. Patrão e trabalhador só se comunicam por email, ofício circular e outros frios instrumentos.

         Em Várzea Alegre, no Sítio Bonizário*, na segunda metade do século passado, uma relação de camaradagem entre patrão e empregado marcou época. Por vários anos, a saudável convivência entre José de Souza Lima(Pé Véi) e o produtor rural Francisco Fiúza de Lima (Fatico) deixou muitas e divertidas histórias.

         Na década de setenta, bem cedo da manhã, Fatico pediu que Pé Véi fosse ao mercado público, na sede do município, comprar um quilo de carne de gado. Só por volta do meio-dia, com Risalva, esposa do patrão, reclamando a chegada do tempero para o almoço, o empregado voltou ao sítio trazendo a carne pendurada em um fio de palha. Ao ver a compra, Fatico reclamou:

       - Pé Véi, eu pedi carne de gado e você trouxe de porco. Você num sabe que Risalva num come carne de porco?

        - Sei sim, seu Fatico. Mas eu como... – Respondeu tranquilamente o empregado rural.



* Bonizário – Aprazível sítio de Várzea Alegre que recebeu o nome em homenagem à capital da Argentina, Buenos Aires.

Colaboraçao: Carlos Leandro da Silva (Carlin de Dalva)



4 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Esse "trabaiador" é folgado que só o colaborador...kkkkkkkkkkkkkkkkkkk "O café tá amargo e eu não gosto" .... kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Uma curiosidade: você sabia que Varas, Buenos Aires e Rosário estão localizadas no mapa da Argentina parecido com a localização dos três sítios em VAlegre???? Já pelejei pra descobrir a causa, motivo ou razão disso... E Pé Véi, vai ser folgado assim só na Rajalegre mesmo!kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Lembro bem o meu avo materno contando algumas historias de pe vei.Mas essa eu nao conhecia.muito boa.kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Buenos Aires de Varzea Alegre..Ri litros..

    ResponderExcluir