domingo, 25 de setembro de 2011

474 - SKYLAB




Neste sábado a NASA, agência espacial americana, confirmou a queda do satélite UARS.  Fragmentos do objeto espacial de 5,6 toneladas atingiram o oceano pacífico e não há  registros de vítimas.

Essa notícia nos transportou para o mês de julho de 1979, quando se criou grande alvoroço com a previsão  da queda na terra da estação espacial Skylab. O objeto espacial de várias toneladas provocaria a morte de milhares de pessoas caso atingisse um lugar habitado do planeta. Abordado com exagero e sensacionalismo  pelos meios de comunicação, o assunto logo se transformou no mais comentado e divulgado da época.

Em Várzea Alegre, sertão cearense, muita gente se impressionou com a previsão. Os mais exagerados planejaram se abrigar em grotas profudas da área rural. Para proteger tanta gente faltaria espaço nos sítios mais isolados. 

João do Ronca,  esforçado técnico de futebol amador, suspendera todos os treinamentos de sua pouco vitoriosa equipe. Até as novenas de São Vicente restaram ameaçadas com o pânico que tomou conta dos mais nervosos. Muitos devotos do santo temiam sair de casa e certamente faltariam ao tradicional evento religioso do mês de julho.

Dias antes da queda do satélite, o agricultor varzelaegrense Zé de Lula, tomando umas cachaças no Bar de Herculano Sabino, com a mão na testa olhou para o céu azul, e, mesmo sem esconder o seu temor com o lixo espacial,   comentou:

- Se cair aqui pelo Sanharol nos junta o ferro véi  e vende a Macelo.


(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário