quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

562 - O SPC DE SÉRGIO PINTO DE CARVALHO




Recentemente, meu querido tio Sérgio Pinto de Carvalho, após décadas de incansável trabalho, decidiu encerrar suas atividades comerciais. Desde 1959 manteve em Várzea Alegre um sortido e movimentado armazém, com atuação na venda de vários gêneros, entre os quais zinco, cimento e arame farpado.

Semanas atrás, em uma descontraída conversa na aprazível cidade do centro-sul cearense, o comerciante, com oitenta e quatro anos de idade, nos revelou alguns cuidados que sempre tomou na sua exitosa atividade comercial.

Antes de vender fiado, buscava informações com os vizinhos e parentes do novo freguês. Para nossa surpresa, Tio Sérgio disse que a informação era muito boa e proveitosa mesmo quando nada colhia sobre o cliente.

Quando o novo freguês propunha uma compra à crédito, antes de liberar a venda, o experiente comerciante entrava em contato com alguém próximo e perguntava:

- O que você me diz de fulano, seu vizin, é bom pagador?

Buscando não se comprometer, o vizinho apresentava uma resposta vazia, mas com indicação suficiente para que o perspicaz comerciante não vendesse ao velhaco:

- Num seeeeeiiiiiiii...


(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário