domingo, 18 de novembro de 2012

677 - BOLA DE OURO




        Todo ano vários jornalistas esportivos votam para a escolha do melhor jogador de futebol do mundo. Nas últimas temporadas, em todas as listas de favoritos sempre aparecem o argentino Messi, o português Cristiano Ronaldo e o brasileiro Neymar.

         Em Várzea Alegre, por muitos anos os campos da cidade cearense viram brilhar um jogador conhecido como Fantico. Rápido como um jamaicano, o atacante foi um dos maiores e mais admirados artilheiros do futebol varzealegrense.

         Em meados da década de 1970 a seleção de Várzea Alegre desafiou o  escrete do vizinho município de Grangeiro, um saco de pancadas dos times da região. Porém, no dia do jogo, os torcedores varzealegrenses se surpreenderam com o desempenho da equipe adversária. Reforçada por alguns craques que realizavam um serviço na cidade, a seleção de Grangeiro massacrou o time local. Durante a peleja os jogadores varzealegrenses não viram a cor da bola.

         Faltando apenas cinco minutos para acabar o segundo tempo a equipe visitante ganhava pelo humilhante e irreversível placar de 9 a 1. Mesmo assim o artista popular Damião dos Bonecos não perdia as esperanças. Esbajando otimismo, ao lado do campo, o torcedor gritava insistentemente para o abatido craque da seleção varzealegrense:

- Rumbora, Fantico. Empata esse jogo, hômi...


Colaboração: Antônio Morais.
(imagem Google)

Um comentário:

  1. Quem conheceu a família do maestro Antonio Flandeiro deve lembrar o filho mais novo José.

    Era meio encabulado e falava um idioma estranjeirado. O homem era tato, misturava dó com tó, e fazia uma confusão danada.

    Certa feita, Carius veio pagar uma partida de Futebol e a Banda de Musica se perfilou no aceiro do Juremal.

    Tocava as machinas e aos cinco minutos Carius fez um a zero. A banda tocou mais uma marcha, Carius fez dois a zero.

    Quando o jogo estava de quatro a zero e o ambiente não era mais para festa, José conclamou os colegas da banda dizendo em seu idioma:" Mirlino, o noto nedosso é se estapulir de gavazim" e, assim os musicos penduraram os instrumentos e fizeram fileiras ruma a Rua do Capim.

    ResponderExcluir