sexta-feira, 8 de julho de 2011

422 - DICIONÁRIO CEARÊS




O meu primeiro e frequente endereço está encravado na Rua São Raimundo, em Várzea Alegre, no semi-árido nordestino. Aquela  curta, estreita e irregular via, por muitos anos serviu de caminho para a cadeia pública da cidade, por isso ganhou o contraditório apelido de “Beco da Liberdade”.

Se na minha querida cidade natal também há outras ruelas famosas como o folclórico Beco de Gobira, outros municípios cearenses também possuem vielas célebres, como o Beco do Cotovelo de Sobral , o Beco da Marezinha de Aracati, ou o Beco da Poeira de Fortaleza.

Sempre que pessoas oriundas de regiões distantes visitam Várzea Alegre voltam muito bem impressionadas com a simpatia e o acolhimento do povo simples do sertão. Estranham, porém, o uso de expressões do original linguajar cearense.

 Certo dia, um visitante oriundo da região sul do Brasil, em passeio pela cidade cearense, conversava com Alberto Siebra, simpático e irreverente dono de Bar, quando, de repente, o comerciante disse:

 - A conversa tá boa, mas vou pegar o beco

Sem compreender , o visitante perguntou:

- E como se faz para  “tocar o beco”?

Vendo Alberto deixar o local, o visitante demorou a entender que no bem-humorado dicionário cearense, a expressão significa “ir embora”, “seguir para casa”.


(imagem Google:  http://4.bp.blogspot.com/_CpsXc6RrsBU/S0o5d1LsCpI/AAAAAAAAAOw/ZG9Mk9pJFac/s400/cearense2.jpg)

Um comentário:

  1. E É TAMBÉM POR ESSA EXPRESSÃO(PEGAR O BECO),QUE A RUA DA SUA INFANCIA,FORA CHAMADA DE BECO DA LIBERDADE. PORQUE QUEM SAI DA CADEIA PEGAVA O BECO DA LIBERADE. OU SEJA PARA QUEM SAIA NÃO HAVIA CONTRADIÇÃO NENHUMA EM CHAMAR RUA DA LIBERDADE

    ResponderExcluir