quinta-feira, 14 de julho de 2011

426 - CEARENSE E PORTUGUÊS




Quando, no antigo primário, estudei sobre a formação étnica do povo cearense, não entendi porque nós, com tanto sangue português, saimos com estatura baixa, joelho grosso e cabeça chata. Eu imaginava que nós, pela predominante descencência europeia, deveriamos ser altos, fortes e com rosto afilado.

Porém, em 1997, ao percorrer o caminho inverso de Cabral e conhecer de perto os irmãos do outro lado do Atlântico, me convenci da nossa forte origem lusitana. Além do mesmo espírito migratório do cearense, descobri outras semelhanças com os portugueses.

No primeiro dia em Portugal, caminhei pelo atraente centro histórico da milenar Lisboa. Subindo em direção ao Castelo de São Jorge, observando as pessoas do lugar, eu, conversando comigo mesmo, balbuciava:

- Vixe, lá vai um baixin careca, igualzin a ti Chico. Olha aquele ali, cabeçudo, parece ti Zé. Aquela outra ali é tia Socorro cagada e cuspida.


(imagem Google)

4 comentários:

  1. então tá explicado a minha feiura eita a gente esperando ser bonitão que nem os alemães mas somos feiosos que nem os portugueses agora tou conformado

    ResponderExcluir
  2. RSRSRSRSRS EU TAMBÉM VIU ISRAEL? RSRSRSR GISELE BUNDCHEN É QUE TEVE SORTE RSRSRSRS MAS TÔ FELIZ MESMO ASSIM RSRSRSRSRS

    ResponderExcluir
  3. E A MINHA SITUAÇÃO AINDA É MAIS COMPLICADA, POIS ALÉM DE TUDO LEVO O "LISBOA" NO SOBRENOME... A PESSOA PEGA MEU RG E JURA TA FALANDO COM UMA PORTUGUESA, AÍ QUANDO OLHA PRA MIM V~E UMA ARATACA,KKKKK.

    ResponderExcluir
  4. E Gisele Bundchen é bonita em que lugar?
    Pra mim ela só tem muita grana e cambita muito seca!

    ResponderExcluir