domingo, 7 de agosto de 2011

445 - OS VOTOS DO CORONEL




No início do século passado, continuando oligarquia iniciada por sua avó Fidelarina, o coronel Raimundo Augusto Lima comandou por várias décadas a política da cidade cearense de Lavras da Mangabeira.

Por enfrentar a poderosa Coluna Prestes e o temido bando do cangaceiro Lampião, o chefe político se tornou ainda mais temido e respeitado pelo povo de Lavras da Mangabeira. Suas demonstrações de coragem e disposição atravessaram os limites do seu município e sua fama se espalhou pelo sertão cearense. Muitas passagens não possuem comprovação histórica mas habitam o imaginário popular.

Contam que, na véspera das eleições, Raimundo Augusto  recolhia os títulos e votava por seus empregados. Certa vez, na década de trinta, após  mais um escrutínio, o político devolvia os documentos  dos moradores de sua fazenda quando um dos agricultores indagou:

         - Coroné, nós queria saber pra quem nós votamo...

O poderoso chefe político não respondeu, apenas abriu um pouco o paletó e pôs à mostra o coldre do seu temido e implacável  revólver. Imediatamente, o modesto empregado recuou:

- Me adesculpa, Coroné. Tinha mesquecido   que o voto agora é secreto, ?


Colaboração: José Solário Crispim (Bibi)

(imagem Google)

2 comentários:

  1. Flavim eu queria saber se tu vai tar em V-Alegre
    agora.Vou ficar por lá uns 8 dias, queria contar uma do Fernando, que aconteceu,lá em Lagoas de Panelas. Sabia que ele é vidente?

    ResponderExcluir
  2. é uma vergonha, um povo inculto, e esses coronéis aproveitavam da inocência dessa humilde gente, eu tinha pena desse povo, inocente e medo de perder o emprego, a vida e eram manipulado pelos coronéis inescrupulosos, ainda bem que o voto de cabresto acabou, confesso, sei que isso aconteceu mesmo, e fiquei com pena desse personagem que perguntou pelo seu voto ao raimundo augusto

    ResponderExcluir