domingo, 14 de agosto de 2011

450 - DITADO




Na alfabetização, os alunos passavam por muitos ditados, treinos ortográficos com o objetivo de exercitar a escrita correta das palavras. No antigo primeiro grau, eu me submeti a vários desses exercícios aplicados por exemplares professoras como Aniete Ferreira e Isabel Bitu. Esta última anotava o desempenho de seus alunos em sua temida caderneta, apelidada de caixa preta

Na década de noventa, uma dedicada professora de português de Várzea Alegre, com o objetivo de fazer sua turma de jovens e adultos memorizar a  grafia de algumas palavras, aplicou um desses exercícios.
 
No dia seguinte, na sala de aula, após a correção da tarefa, a esforçada mestra chamou um dos alunos e advertiu:

         - Você vai precisar estudar mais. Errou trinta e uma palavras no teste de ontem.

- Como, professora ? Só era com trinta palavra. – Espantou-se o  aluno.

- É, mas em vez de escrever ditado você escreveu deitado.


Colaboração: Carlos Leandro da Silva (Carlin de Dalva)
(imagem Google)

2 comentários:

  1. Estava atrasada cinco leituras, e confesso estava com saudades... Hoje ri quintuplamente (será que D. Izabel Bitu aceitaria essa palavra no ditado????) rsrsrsr Fiz muitos deles e agradeço a essa professora maravilhosa! Muitas vezes ainda falo eu fui aluna foi de Izabel Bitú! Cada dia mais engraçado o Pedra! Sou fã de carteirinha... Ei Flavin faz umas carteirinhas pra gente! Afinal a gente tem que ser identificado como leitores do Pedra e Varzealegrenses! Bjs!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pra quem viveu estes momentos da caixa preta vai lembrar da frase da nossa querida professora: "Quem tem com o que me pagar, não me deve nada"!. Saudades do "COLÉGIO".

    ResponderExcluir