terça-feira, 30 de agosto de 2011

460 - A VOLTA DA FESTA DE AGOSTO




Além de permitir as homenagens a São Raimundo, padroeiro da cidade, a animada Festa de Agosto possibilita aos frequentadores o reencontro com muitos varzealegrenses que migraram para outras cidades.

Desde abril de 1976, ano marcado pela queda da torre da igreja matriz, o varzealegrense Francisco Dalmir de Freitas não visitava sua cidade natal. Mas neste ano de 2011, Dalmir, radicado em Fortaleza, finalmente decidiu voltar à Várzea Alegre. E para o feliz retorno escolheu logo o  período da festa do santo padroeiro. 

Ao chegar à terra do arroz, para sua satisfação, Dalmir foi recebido com estusiasmo pelos conterrâneos. Nas novenas da igreja matriz, nas salvas do início da manhã e do meio-dia, nas barrracas do arraial, em todo lugar as pessoas cumprimentaram calorosamente o conterrâneo.  Nem parecia que demorara tantos anos para voltar à Várzea Alegre.

Até que, em dado momento da festa, o agricultor aposentado Zé de Lula se encontrou com o visitante e alertou:

- Dalmir, o povo tá falando com tu pensano que é tiê, teu irmão. São mais parecido que japonês. Me diga qual a diferença de vocês dois.

Batendo com a mão no bolso da calça, lembrando da vitoriosa carreira profissional do seu popular irmão Demontiê,   Dalmir respondeu:

- Amigo véi, a diferença tá aqui.


Colaboração: Franscisco Dalmir de Freitas
(imagem Google)

3 comentários:

  1. conhecendo Zé de Lula ele ja sabia da resposta realmente dalmir parece um pouco com demontier

    ResponderExcluir
  2. espero anciosamente poder voltar a uma festa do padroeiro,acho q é o sonho de todos q tiveram q migrar dessa terrinha maravilhosa q é a nossa varzea-alegre,nem me importaria se mim confundicem com a minha irmã,rsrsrs...

    ResponderExcluir
  3. Acho muito engraçado quando escreve Terra do Arroz..rsrsrsrs

    ResponderExcluir