quinta-feira, 1 de setembro de 2011

462 - A QUEDA DA TORRE



 
         Ontem, dia dedicado a São Raimundo Nonato, de longe recebi notícia da grande manifestação religiosa em Várzea Alegre. Ao saber das milhares de pessoas na procissão em homenagem ao Santo Padroeiro  recordei abril de 1977, quando parte da torre da igreja matriz ruiu, consternando e mobilizando a comunidade católica da região.

          Equipe do Corpo de Bombeiros veio à pequena cidade cearense para retirar a imagem de São Raimundo Nonato  que permaneceu intacta na única parte da torre que não caiu.

 Na época eu era escoteiro e nosso grupo ajudou no isolamento da área para a ação dos bombeiros. Assistimos maravilhados à ação daqueles corajosos homens, com suas enormes escadas, variadas cordas e protegidos por capacetes.

         Toda cidade admirava a agilidade e bravura dos equipados bombeiros, quando, em determinado momento, o querido e saudoso Antônio Clécio Clementino, conhecido como Bodoga, referindo-se a um varzealegrense que sempre realizava serviços no alto da torre,  gritou:

- Oh besteira, Calabaço sobe aí em cima só de chinela japonesa.


(imagem Google)

3 comentários:

  1. Acho que meus pais casaram nessa época, porque o casamento deles foi realizado na Capela de Santo Antônio, em frente ao Colégio. Não tenho certeza se foi por conta da reforma da igreja que eles casaram la, mas lembro de alguém ter dito isso pra mim. O que lembro mesmo é de tio Antônio Ulisses mangando de meus avós e meus tios japoneses, rsrsrsrrsrsrs. Ele me dizia que a "japoneizada" num entendia nada que os brasileiros falavam. Tudo que perguntavam a eles, eles so faziam sorrir e baixar a cabeça fazendo reverência.

    ResponderExcluir
  2. Flávio vc falou agora em Bodoga...........O tempo passa e quanto amigos nosso, pessoas do nosso tempo já se foram né !!???........Ê Mundão!

    ResponderExcluir