segunda-feira, 12 de setembro de 2011

468 - ENFIM SÓS




O costume de roubar  a mulher para casar perdurou por  milênios. Se era comum em culturas como a anglo-saxônica também aconteceu no sertão nordestino até meados do século passado.

Certa manhã, por volta de 1950, no sítio Canabrava, município cearense de Grangeiro,  um vizinho pediu ajuda ao agricultor Zé Gregório para localizar a filha que fora roubada na noite anterior. O pai não consentia com o namoro da moça, por isso o rapaz decidiu raptá-la.

Depois de várias horas de intensa e cansativa procura, colhendo pistas e informações pelo caminho,  ao cair da noite finalmente encontraram a jovem na serra de São Pedro, município de Caririaçu. Como o pai  precisava voltar rápido para dar  a boa notícia e findar a angústia da mãe que permanecera em preces, Zé Gregório se comprometeu a levar a jovem na garupa de sua mansa burra. 

Estranhamente, Zé Gregório só apareceu com a bela moça na manhã seguinte. Com o argumento de que se perdera no caminho, o agricultor buscou justificar a grande demora para retornar ao sítio Canabrava.

Ao ouvir a pouco provável história, o pai da jovem comentou:

- Zé é uma pessoa muito prestativa. Só que ajeita as coisa por um lado e desmantela por outo.


Colaboração: Francisco Carlos Pinheiro
(imagem Google)

Um comentário: