quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

556 - O TEIMOSO AGRICULTOR




No começo da  década de sessenta, no tradicional sítio Atoleiro, zona rural de Várzea Alegre, nas frequentes conversas sobre doenças, um agricultor, arrotando vitalidade, com voz arrastada, costumava dizer:

- Eu tenho quarenta ano e nunca abri nem vou abri a boca pra tomar uma piula*.

Passados alguns meses, o lavrador contraiu paratife** e caiu enfermo. Mesmo em estado grave, o opinioso doente não quis tomar os comprimidos para se curar da doença. A família, preocupada, chamou várias pessoas para buscar convencer o enfermo a tomar os remédios. Parentes, amigos e  padrinhos, vieram ao pé da cama, mas ninguém conseguiu fazer o teimoso agricultor desistir da birra.

 Por fim, já sem esperanças, os familiares chamaram padre Otávio para aplicar a extrema-unção ao moribundo. Antes de iniciar o último sacramento, o sacerdote tentou mais uma vez desfazer a opinião do doente:

- Pelas graças do nosso Senhor Jesus Cristo, pelas bençãos do padroeiro São Raimundo Nonato, abra a boca pra tomar o comprimido. Num é sua hora ainda não, meu filho.

Depois da insistência do padre da paróquia, o teimoso doente, já agonizando, com a vela na mão, abriu o canto da boca e disse:

- Padre Otávio, em respeito ao sinhô eu abro. Mas tem uma coisa, eu num fecho mais a boca não.

O agricultor se curou da grave doença e viveu por mais trinta anos. Mas, cumprindo a nova opinão, passou o resto da vida e foi enterrado de boca aberta.


* “piula”, no sertão cearense, também significa comprimido.
** A febre paratifoide ou paratifo é uma doença semelhante e relacionada a febre tifóide, causada pela Salmonella paratyphi (fonte Wikipédia)
Colaboração: Antônio Alves da Costa Neto
(imagem Google)

5 comentários:

  1. Isso é que é ser opinioso! Antigamente existia isso! Ainda hoje, eu conheço uma pessoa em V.Alegre que já com quase 90 anos não se aposentou porque acha que é coisa dos comunistas! Coisas do Diabo! pode?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita povo teimoso e de opinião forte, Assis. Abraços e obrigado pelas visitas e comentários.

      Excluir
  2. Será q esse senhor é do Atoleiro, Flavim? kkkkkk Com todo respeito ao seu povo.. conterrâneo do meu amado marido...Mas q são teimoso, ninguém duvide kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fátima, o povo bom de lá tem mesmo essa fama de opinioso...rsrsrsrs

      Excluir