Atualmente, o tradicional bar varzealegrense de propriedade de Francisco Gregório da Costa, popular Nego de Aninha, funciona na animada Rua do Figueiredo. Ali, com seus oitenta e dois anos de idade, o dono recebe todos com a mesma disposição, simpatia e elegância. Mas, por algumas décadas, o bar acolheu seus clientes na Rua Major Joaquim Alves, onde hoje funciona a loja Júnior Calçados.
Certa noite, no final da década de sessenta, Nego, cansado e com uma forte ressaca, decidiu fechar o seu estabelecimento mais cedo. Porém, quando encostava a última porta, ali chegou um dos seus mais especiais frequentadores, o empresário Luiz Proto de Morais, proprietário do prédio. Com o inesperado surgimento do senhorio, Nego cuidou logo de reabrir o bar.
Já sentado a mesa e tomando sua cerveja, o boêmio Luiz Proto passou a contar uma longa história sobre um estranho cavalo branco. Observando que Nego cochilava, o empresário disse:
- O que achou da história do cavalo branco?
- Eu num entendi essa história não, mas peraí que vou sabê direitin...
Nego se levantou e foi até a prateleira do bar, trazendo para mesa uma garrafa de cachaça. A partir de então a conversa fluiu com mais interação e o dono do bar se manteve atento a todas as histórias contadas por Luiz Proto.
Já perto das cinco da manhã, os dois amigos, bêbados, conversavam alto e gargalhavam. A algazarra chamava a atenção das beatas que passavam pela rua caminhando em direção a igreja de São Raimundo, onde os sinos tocavam e padre Otávio já se preparava para a primeira missa do dia.
Colaboração: Francisco Bezerra da Costa(Nego de Aninha)
(imagem Google)
Grandes festas... Bar de Nego de Aninha era ponto certo da moçada!
ResponderExcluirFlavim:
ResponderExcluirNo sexta de texto do Sávio eu falei da VACA MIUDINHA,do seu livro. creio que eles ficaram com duvidas quanto o llmorais,sou o Luiz Lisboa.
Um abbraço.
Flavinho, bom de ler o seu Blog. O nome completo de papai é Francisco Gregório da Costa.
ResponderExcluirNonatinho
Que legal vc ter voltado com o blog, e suas historias , ora engraçadas outras curiosas e engraçadas .
Excluir