domingo, 10 de julho de 2011

423 - AULA DE PORTUGUÊS




Meu querido tio paterno Paulo Danúbio há décadas dedica-se a educação de jovens em Fortaleza. Professor de Biologia, coordena um dos mais importantes e tradicionais colégios da capital alencarina. 

Educador muito querido por seus alunos, nas horas vagas sua agradável companhia é buscada e disputada por todos. Uma mesa, uma roda, um grupo do qual faça parte o professor Paulo Danúbio se diverte com sua cômica e descontraída conversa.

         Outro dia, em um feriado em Várzea Alegre, quando falávamos sobre a polêmica reforma ortográfica, meu tio contou uma passagem que teria ocorrido quando estudou no Colégio Agrícola de Lavras da Mangabeira, na década de sessenta.

         Em uma aula de português, quando o mestre falava sobre as palavras homófonas, com mesmo som mas grafia diferente, um atento aluno levantou a mão e perguntou:

         - Professor, como é que escreve cela? É com "c" ou com "s"?

         Satisfeito com a pertinência da pergunta, o sério e compenetrado professor, com voz postada, explicou:

- Depende do significado. Se for relacionado a prisão, cadeia, escreve-se com "c". Mas se for a peça de couro que se usa no lombo da cavalgadura, grafa-se com "s".

Mesmo com a catedrática resposta, o estudante completou sua indagação:

- isso não, professor. Queria escrever pra minha namorada  lá do  Cedro indagando “sela” ainda gosta de mim...


(imagem Google)

3 comentários:

  1. Coitado desse professor, ia penar muito até esse aluno entender as palavras homófonas, pois não sabia nem segmentar ainda...rssss.

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKK uma dessa só mesmo de Paulo Danúbio, aliás dos "COSTA". Sei cada uma....

    ResponderExcluir