quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

697 - MIL E UMA UTILIDADES




Minha avó materna Maria Amélia, vivendo em Fortaleza com os parcos proventos de professora aposentada, administrava com firmeza os gastos domésticos, controlando diretamente o uso dos produtos da dispensa. Sabão em pó, fósforo, leite e palha de aço são exemplos dos itens que ela mais buscava economizar. A esperta velhinha escondia cada um desses artigos em uma parte diferente da casa para que a empregada doméstica e demais moradores não abusassem do seu uso. 

Certa manhã, na década de setenta, a simpática dona de casa preparou uma vitamina de banana para diversificar o café da manhã. Ao tomar o primeiro gole da merenda, a filha Paula Goreth cuspiu e advertiu:

- Mamãe, que foi que a senhora botou nessa bananada? Eu vi mesmo que tava com uma cor estranha...

Minha econômica vó não retirara a palha de aço de onde sempre entocava, de dentro do copo do pouco usado liquidificador. Mesmo assim, como não admitia gastos excessivos e muito menos desperdício, respondeu:

- Minha filha, acho que esqueci o bombril no liquidificador. Mas espere aí um minutin que vou coar a vitamina na peneira pra não estragar...


Colaboração: Professora Rosânia
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário