domingo, 20 de janeiro de 2013

706 - A IDADE DO CORONEL




No século passado, com um intervalo de cerca de trinta anos entre os mandatos, o coronel Josué Alves Diniz exerceu por duas vezes o cargo de prefeito de Várzea Alegre. Além de marcante atuação na política, também se destacou na atividade privada do Estado, especialmente na indústria de beneficiamento de algodão.

Após muitos anos de exitosa liderança política e de sucesso empresarial, o Coronel Josué Diniz veio a falecer na década de 1970. Milhares de pessoas estiveram no funeral, mas, um velho agricultor, com mais de noventa anos, morador de uma localidade distante, não conseguiu participar do concorrido velório. Contudo, na primeira oportunidade veio à sede do município cearense e fez uma visita ao filho primogênito do falecido, o também empresário Joaquim Diniz.

No meio da conversa, após lamentar bastante o falecimento do industrial e líder político e apresentar os pêsames à família enlutada, o velho agricultor indagou:

- Joaquim, me diga uma coisa. Quantos anos o coroné tinha?

- 86 anos...

O visitante não acreditou:

- Vixe. Só isso?

Sem entender a dúvida, Joaquim Diniz confirmou:

- Era sim. Mas por quê?

Repondo o chapéu de palha na cabeça e se levantando da cadeira com auxílio da bengala, o agricultor, beirando os cem anos, justificou:

- O coroné Josué era um minino....

Colaboração: Francisco Hermi Cezar
(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário