quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

712 - PONTO DE HIDRATAÇÃO






Em algumas cidades, nas estações mais quentes, a organização das corridas de rua, além da distribuição de água aos competidores a cada dois ou três quilômetros,  mantém portais com pequenos e finos chuveiros para molhar e refrescar os atletas. 


Há muito anos, na semana em que se comemora o aniversário de sua emancipação, no início do mês de outubro, o Município de Várzea Alegre promove corridas a pé, de bicicleta e de jumento. Grande parte da população vai às ruas acompanhar e incentivar os competidores. 


Numa dessas competições, no início da década de 1970, buscando diminuir o forte calor daquela manhã, um rapaz que assistia à corrida na Rua dos Perus derramou um balde de água sobre os poucos atletas retardatários que passavam trotando sobre os paralelepípedos da tradicional via.


O agricultor Zaqueu Guedes, um dos participantes daquele ano, bastante cansado e suado, assustou-se com o inesperado banho e reclamou:


- Hômi, eu tou cum coipo quente. Num jogue água neu não. Você quer me estoporar*?



* estoporar no interior cearense também significa provocar mau súbito, ser acometido de um mau não esperado, sentir-se mau.

Colaboração: José Soares da Silva (Zé de Corina)

(imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário