domingo, 20 de junho de 2010

195 - CAPOTADA





        Certa manhã, Raimundo Alves Bezerra, popularmente conhecido como João Sem Braço, montado em um velho e manso cavalo, saiu do sítio Gibão para vender uns capotes* na feira do sábado da sede do município de Várzea Alegre.

        Ao chegar à pequena cidade do interior cearense, em vez de buscar negociar as aves, João Sem Braço se meteu a beber cachaça no interior do mercado. Ali passou o dia jogando conversa fora, contando lorotas e tomando doses da aguardente Ypióca.

        Já no final da tarde, com dificuldade montou no cavalo e se dirigiu de volta ao sítio Gibão, levando todos os capotes pendurados à cela. Na saída da cidade, próximo ao Sanhorol, o cavalo seguia trotando normalmente quando se assustou, freou bruscamente e jogou João Sem Braço no chão de terra batida da estrada. O comerciante Buzuga, que por ali passava de bicicleta e viu a desajeitada queda, aproximou-se, e acudiu o embriagado cavaleiro:

        - Eita queda feia Negão! Você bem? zonzo?

        Bastante atordoado, mas tentando demonstrar que estava em perfeitas condições, João, com voz trôpega, disse:

        - Tou sim Zé de Lula, pela graça de meu São Francisco do Juazeiro e do Padin Cíço do Canindé. Mas num venho mais nunca na rua de capote pra vender cavalo.



Colaboração: Regis Teixeira Leandro

* ave introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses, também conhecida como Galinha de Angola, Pitada, Picote, Guiné e Galinha do Mato.

3 comentários:

  1. Quase me perco do Pedra de Clariana. Mudou de morada e eu ia num achando o lugar. João sem Braço só faltou dizer. Por milagre do cavalo São Raimundo não me derrubou. Sucesso ao Blog. Parabens.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Pense numa embriaguês!!!! Não sei como ele não pagou a conta das cachaças com os capotes......kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. João Sem Braço tem dessas coisas. kkkkk

    ResponderExcluir