domingo, 6 de janeiro de 2013

699 - BIFE À MILANESA




O bife à milanesa é um prato da culinária italiana que ao longo do tempo se tornou bastante popular no Brasil, feito com bifes fritos em óleo quente após serem empanados com ovos batidos e farinha de rosca.

Mas somente no inicio da década de 1970, quando se mudou para Fortaleza, minha avó materna Maria Amélia aprendeu essa nova forma de preparar o bife. Assistindo a um programa de culinária na TV, a professora aposentada percebeu que o prato poderia fazer render ainda mais a carne comprada para as refeições e saciar o apetite das várias pessoas que comiam em sua movimentada casa.

Certa manhã, a econômica dona de casa preparou a novidade para o almoço oferecido ao seu genro Sérgio Pinto de Carvalho, comerciante em Várzea Alegre, que fora visitar suas filhas que estudavam na capital alencarina.

Com todos sentados à grande mesa, minha avó serviu o bife camuflado e pôs logo um grande pedaço no prato do querido genro. Após algumas garfadas e cortes no vazio, o apetitoso comerciante, insinuando que houve exagero na farinha de rosca, com sua gagueira habitual, comentou:

-Ma-ma-maria Amélia, parece que agora eu achei o bago*...


* bago, no interior cearense, também significa miolo.
Colaboração: Paulo Danúbio Carvalho Costa
(imagem Google)

Um comentário: