terça-feira, 22 de junho de 2010

197 - O JUMENTO É NOSSO IRMÃO





       Nascido em Várzea alegre, no sertão cearense, o escritor Antônio Vieira se notabilizou como o "Padre do Jumento". O título de um dos seus vários livros, “O Jumento é Nosso Irmão”, foi popularizado na voz inconfundível do grande Luiz Gonzaga:
É verdade, meu senhor
Essa estória do sertão
Padre Vieira falou
Que o jumento é nosso irmão.
       No mês de outubro, na comemoração do aniversário do município de Várzea Alegre, várias competições esportivas acontecem na cidade, entre as quais a corrida dos jumentos, a mais esperada de todas.

       Na semana do município da década de 1980 vários competidores prepararam seus animais para a difícil disputa. Francisco, jovem conhecido por sua missão diária de transportar leite do sítio Sanharol para Várzea Alegre, era considerado o favorito da competição. Com seu jumento, forte e bem treinado, o simpático rapaz circulava diariamente pelas ruas da cidade, distribuindo nas residências o precioso líquido branco. Tanto que até hoje, mesmo não mais cumprindo importante tarefa, Francisco ainda é chamado por Tico do Leite.

       No dia da corrida Valentin, Filhin, Roberto, Tico do Leite, Neguin do Gibão e outros rapazes, montados em seus animais, se emparelharam na linha de largada em frente à casa de Seu Joaquim Diniz, no centro da cidade. Iniciada a disputa, como previsto, o jumento montado por Tico do Leite disparou na frente, já subindo a Rua dos Perus com grande vantagem sobre os demais.

       A corrida continuou com Tico de Leite e seu rápido jumento cada vez mais na dianteira. No final do percurso, Neguin do Gibão subiu a ladeira da Rua Doutor Leandro e recebeu a bandeirada já conformado com o segundo lugar, mas, para sua supresa, descobriu que ganhara a corrida. Tico do Leite chegou apenas em último lugar. Com muita raiva, puxando com força seu jumento pelo cabresto, o favorito reclamou:

       - Esse bicho vinha numa carreira danada na frente. Na Rua do Juazeiro desviou o camin e pegou o beco de dona Ritinha no rumo do Sanharol, como faz todo dia. Ele achava que nós tava era entregando o leite.


  
Colaboração: Klébia Fiúza.

(imagem Google)

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    "Minino", Tico do leite ficou com uma raiva!!!! Tadim, o pobe do jumento achava que ia para o Sanharol.... kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. ANO PASSADO ESTIVE ACOMPANHADO AS NOSSAS TRADICIONAIS CORRIDAS DA SEMANA DO MUNICIPIO, QUE JÁ NÃO SE REALIZA MAIS NO CENTRO DA CIDADE. E NA CORRIDA DE JUMENTOS; NASCE MAIS UM CONTRASTE EM NOSSA CIDADE . É QUE O JEGUE "CAMPEÃO" TIROU SEGUNDO LUGAR.

    ResponderExcluir